MENU

Anterior

Dálmata

Próxima

Próxima

Pastor Belga Malinois

Próxima

Akita

Grupo da Raça (FCI): Spitz e Cães do Tipo Primitivo

País de Origem: Japão

Data de Origem: 1600

Altura: 61 - 71 cm

Porte: Gigante

Peso: 31 - 59 kg

Tamanho do Pelo: Médio

Tipo da Pelagem: Dura, Lisa e Grossa

Expectativa de Vida: 10 a 12 anos

Cor: vermelho fulvo, sésamo (pelos vermelhos com pontas negras), tigrado, branco

Características da raça

Residência

Temperamento

Convivência

Cuidados básicos

Doenças comuns

Fotos de Akita

Envie sua foto pra gente

Mais sobre Akita

Origem

O akita japonês (também chamado akita inu ou somente akita) foi desenvolvido no século XVII para ser um poderoso cão de caça. Descendente de alguns cachorro do tipo spitz, a raça foi criada por um aristocrata japonês para enfrentar animais de grande porte, como ursos e javalis.

 

Importante no Japão, no ano de 1930 o akita foi reconhecido como riqueza natural e símbolo nacional. Em 1934, uma estátua de bronze da raça foi erguida em frente à estação de Shibuya a fim de homenagear o cão Hachiko, que esperou por anos naquele local o retorno de seu dono falecido (história contada no filme “Sempre ao Seu Lado”, estrelado por Richard Gere).

Temperamento

O akita é um cão destemido e cheio de coragem que se mostra sempre disposto a defender os membros de sua família. Comumente reservado com estranhos, ele não costuma ter o hábito de latir muito, mas não hesita em atacar quando julgar necessário.

 

Tranquilo dentro de casa, ele pode se dar bem não apenas como cão de guarda, mas também de companhia. Um adulto pode ficar por horas deitado ao lado de seu dono – já que preza bastante pelo contato com humanos.

Cuidados Básicos

Akitas requerem um bom espaço para se exercitar, não sendo um cão adequado para apartamento e precisando realizar longos passeios diariamente.

 

Seu pelo denso requer escovação semanal. O akita não costuma exalar mau cheiro, portanto, a necessidade de banho varia de acordo com as atividades do cão e o quanto ele se suja.

 

O akita inu pode sofrer de problemas como a displasia coxofemoral, displasia de cotovelo, dermatites, torção gástrica e catarata com o avanço da idade.

 

Navege por outras raças de cachorros

Bom para apartamento

68% concordam x 32% discordam

Eu...