MENU

Anterior

Gato persa

Próxima

American shorthair

Reconhecido por: CFA, TICA, TCA

País de Origem: Estados Unidos

Data de Origem: 1906

Porte: Médio

Peso: 3,5 a 7 kg

Tamanho do Pelo: Curto

Tipo da Pelagem: Lisa e Grossa

Expectativa de Vida: 15 a 20 anos

Cor: 80 cores e padrões

Características da raça

Residência

Temperamento

Convivência

Cuidados básicos

Doenças comuns

Fotos de American shorthair

Envie sua foto pra gente

Mais sobre American shorthair

american shorthair é conhecido por ser um gato saudável e ter uma personalidade amigável, o que faz com que ela se dê bem com crianças, cães e outros animais.

Origem do american shorthair

O american shorthair, ou pelo curto americano, é um gato que foi criado para ser caçador, mas acabou conquistando seu espaço como animal doméstico, graças a sua personalidade.  Embora sua linhagem pode ser traçado ao século dez, foi somente no século vinte que a raça foi reconhecida.

 

O american shorthair tem uma história interessantíssima.  Quando os europeus foram para os Estados Unidos, precisavam de um gato para caçar e espantar os ratos que se encontravam nos navios.  O gato british shorthair foi escolhido para essa função.  Quando esses gatos chegaram nos Estados Unidos, rapidamente foram levados às casas e celeiros para continuarem exercendo a sua função de controle de pestes.

 

Porém, para conseguirem sobreviver nas condições climáticas do norte dos Estados Unidos, ficaram mais fortes e musculosos.  Quando chegaram no Novo Mundo, muito era exigido deles: além de aguentarem o frio do inverno, precisavam tolerar a umidade e o calor do verão.  Eles eram gatos trabalhadores que caçavam durante o dia e, à noite, eram chamados para casa, aonde curtiam o colo de seus donos.

 

Foi somente no final do século 19 que surgiu interesse de começar a criar a raça, de forma manter as características amáveis desse felino.  Sendo assim, a primeira ninhada da raça oficial foi criada em 1904, quando o british shorthair e gatos americanos foram cruzados.   Nesse momento, a raça era chamada de domestic shorthair mas, em 1966, começou a ser chamada de american shorthair.  A raça foi reconhecida pelo CFA em 1906.

Temperamento

O temperamento do american shorthair é um dos principais fatores que faz desse gato uma raça tão desejada nos Estados Unidos e Canadá.  Eles são gatos calmos, que curtem a companhia dos donos e se dão bem com crianças, outros gatos e cães.

 

Por conta de sua história como caçador de gatos, o american shorthair tem um instinto de caça bastante alto e adora brincar de caçar borboletas e mosquitos pela casa.  Quando treinados desde cedo, podem aprender a ficar junto com pássaros e roedores, porém é melhor evitar esse tipo de situação com gatos dessa raça.

 

Embora eles sejam calmos, esse instinto de caça faz do american shorthair um gato curioso, que irá brincar até a velhice.  Eles amam a companhia do dono, mas se distraem sozinho, podendo ficar bem sozinhos durante horas.  Se você for sair de casa, deixe a cama do seu american shorthair perto de uma janela fechada e ele se distrairá por horas vendo o movimento de pessoas e outros animais na rua.

 

Se você tiver um american shorthair, não espere que ele fique no seu colo enquanto você anda e faz as coisas pela casa.  Eles gostam de ficar por perto, mas prezam a sua independência.  Por outro lado, vários donos relatam que os american shorthairs amam deitar no colo quando o dono senta para assistir televisão ou ler um livro.

Características físicas

Para sobreviverem nas condições climáticas dos Estados Unidos, os american shorthairs desenvolveram um corpo forte e musculoso.  Embora eles não sejam muito atléticos, são ótimos caçadores e adoram passar o dia brincando com brinquedos que estimulam a caça.

 

Os gatos machos dessa raça normalmente são bem maiores do que as fêmeas, podendo atingir até o dobro de seu tamanho.  Eles têm o rosto e as orelhas arredondadas e, como o seu nome sugere, uma pelagem curta (e densa).

 

O american shorthair pode ter quase qualquer cor, sendo aceitável oitenta cores e padrões atualmente.  Eles só atingem a maturidade sexual entre três e quatro anos de idade então espere lidar com um “filhote” por um bom tempo quando você traz um gato dessa raça para casa.

Cuidados específicos

A criação dessa raça faz dela uma das raças de gatos mais saudáveis e resilientes.  Tirando as visitas veterinárias e vacinas, eles precisam de poucos cuidados veterinários e tendem a não ficar muito doentes.  Existem, porém, alguns casos de cardiomiopatia hipertrófica registrados nessa raça.  Por conta disso, é preciso fazer ecocardiogramas nesses gatos, como forma de tratar, o mais cedo possível, essa enfermidade.

 

Embora tenham pelo curto, os american shorthair soltam bastante pelo.  Isso significa que você não vai passar o seu tempo escovando o seu gato, mas sim aspirando a sua casa!  A raça pode viver de 15 a 20 anos e se dá bem em casas e apartamentos.

 

Gatos dessa raça gostam, também, de beber água corrente, o que previne doenças renais e é positivo para o animal. Não é anormal esses felinos ficarem no banheiro e, quando a torneira é aberta, pularem para beber água.

 

Navege por outras raças de gatos

Mais sobre raças

Bom para apartamento

68% concordam x 32% discordam

Eu...