MENU

Anterior

British shorthair

Próxima

Próxima

Chartreux

Próxima

Bengal

Reconhecido por: GCCF, FIFé, TICA

País de Origem: Estados Unidos

Data de Origem: 1983

Porte: Médio e Grande

Peso: 5,5 - 10 kg

Tamanho do Pelo: Curto

Tipo da Pelagem: Lisa e Grossa

Expectativa de Vida: 10 a 16 anos

Cor: Marrom mármore, tabby e colorpoint

Características da raça

Residência

Temperamento

Convivência

Cuidados básicos

Doenças comuns

Fotos de Bengal

Envie sua foto pra gente

Mais sobre Bengal

O bengal, uma raça recente de gato doméstico, tem sangue do gato leopardo asiático e, em alguns lugares, requer uma licença para que seja domesticado. A raça passou por diversos cruzamentos até chegar no exemplar que conhecemos hoje e sua certificação de reconhecimento levou árduos anos.

 

Com perfil independente e ativo, o bengal pode ser uma excelente companhia, tendo a docilidade como ponto forte.

Origem

Fisicamente, a raça tem várias características similares às de seus ancestrais selvagens mas, comportamentalmente, o bengal é mais parecido com outros gatos domésticos.  Com isso, o Bengal é um dos poucos que é um híbrido descendente de um gato selvagem – o gato-leopardo asiático – e diversos gatos domésticos, de raça e sem raça definida.

 

A história da raça é super interessante, principalmente considerando que sua criação não era com o intuito de gerar uma nova raça de gato doméstico.  Nos anos 60, a Jean Mill, uma criadora de gatos da California, deixou um gato preto junto com o seu gato asiático, para que os dois fizessem companhia um ao outro.  Ela não esperava que os dois iriam cruzar.

 

Ao mesmo tempo, quando um pesquisador na Universidade de Loyola, nos Estados Unidos, descobriu que os gatos que eram um híbrido entre gato doméstico e gato-leopardo asiático eram resistentes ao virus de leucemia felino, diversos criadores se manifestaram para ver se essa característica poderia ser repassada para filhotes.  A Sra. Mill, nesse momento, se juntou a esse pesquisador e começou a criar a raça. Do cruzamento entre leopardos asiáticos e gatos domésticos, surgiu o bengal, um animal com aparência selvagem, mas perfil carinhoso.

 

O padrão da raça, no entanto, veio só em 1989, e, em 1993, ela teve seu reconhecimento como pura pela TICA, The Internation Cat Association. Seu nome é derivado do termo científico do leopardo asiático: Prionailurus Bengalensis.

Temperamento

Pessoas interessadas em trazer um gato bengal para casa precisam lembrar das características selvagens desse felino.  Além de ser bastante vocal, o bengal é um gato ativa que adora pular nas coisas, brincar e explorar tudo de novo que tem pela casa.  Ele é um gato ativo e muito brincalhão que gosta de brincar com as coisas ao seu redor.  Para alguns donos, essa característica pode ser cansativa.  Ao mesmo tempo, essas características, juntadas com a inteligência desse gato, os tornam um ótimo companheiro para ter em casa.  Aliás, eles são capazes de aprendem vários truques que normalmente são reservados aos cachorros.

 

O gato bengal tem acesso a maioria das coisas na casa.  Eles adoram ficar nos lugares altos da casa e tratam móveis e prateleiras como se fossem galhos de uma árvore.  Uma das características mais interessantes do gato bengal é seu amor por água.  Diversos donos relatam que seus gatos adoram entrar no chuveiro durante ou enquanto eles tomam banho.

 

Ainda que tenha uma aparência selvagem, o bengal é um gato afetuoso com os donos, como se fosse um cão, e também é muito sociável com desconhecidos, apreciando sempre receber um carinho. Com resquícios dos seus ancestrais selvagens, o bengal é um gato independente, que aprecia ter seus momentos e um lugar só seu na casa.   Embora eles consigam ficar sozinhos por períodos curtos, os gatos da raça bengal não são indicados para donos que passam o dia inteiro fora de casa.

Características físicas

De modo geral, o tamanho e estrutura corporal do gato bengal lembra a de um gato selvagem.  Com porte de médio a grande, o bengal pode pesar entre 5 e 9 quilos, tendo uma estrutura óssea bem marcada e forte. Seu pelo é curto e macio, e sua cabeça é grande, arredondada e comprida. As orelhas do bengal são curtas e largas, mas, na extremidade, são redondas e apontadas para frente. Seus olhos são grandes e redondos e a cor mais normal de se encontrar é o azul.

Cuidados específicos

Por ser um animal robusto e ativo, o bengal necessita de uma alimentação específica, com rações de qualidade e que prezem pelo desenvolvimento do animal. Para isso, o veterinário pode ajudar a escolher a que melhor se encaixa ao felino.

 

O bengal tem uma vacinação anual específica, que compete vacinas contra raiva, leucemia, panleucopenia e rino traqueíte. Isso deve ser feito porque esses gatos são acometidos mais facilmente por essas doenças, mas, se vacinados, dificilmente as desenvolvem e podem ter uma vida feliz e saudável.

 

Para ter o pelo sempre macio, o bengal precisa de banhos frequentes.  Por gostar de banhos, isso normalmente não é um problema.

 

Foto: Zephyr 2 meses por Nacho C. Martínez / CC BY-SA 2.0

Navege por outras raças de gatos

Mais sobre raças

Bom para apartamento

68% concordam x 32% discordam

Eu...