MENU

Anterior

Laperm

Próxima

Próxima

Nebelung

Próxima

Bobtail japonês

Reconhecido por: FIFé, CFA, TICA

País de Origem: Japão

Data de Origem: Século 19

Porte: Pequeno

Peso: 3 a 4,5 kg

Tamanho do Pelo: Curto ou Longo

Tipo da Pelagem: Macia e Lisa

Expectativa de Vida: 9 a 15 anos

Cor: Todas as cores e padrões

Características da raça

Residência

Temperamento

Convivência

Cuidados básicos

Doenças comuns

Fotos de Bobtail japonês

Envie sua foto pra gente

Mais sobre Bobtail japonês

Uma das características mais interessantes do bobtail japonês é o seu rabo, que por conta de uma mutação genética, nasce curto.

Origem

Como seu próprio nome sugere, o bobtail japonês surgiu no Japão, no século VII. De rabo bem curto, esta raça é considerada uma das mais puras do mundo, uma vez que seus primeiros exemplares quase não tinham contato com outras raças – algo que colaborou para que suas características fossem bastante acentuadas. As fêmeas tricolores são conhecidas por darem sorte e prosperidade. Acredita-se que dentre os seus ancestrais estão animais chineses de cauda curta que foram levados para o Japão há mais de um milênio.

 

A participação do bobtail na história do Japão é importante.  Quando começaram a conviver com pessoas no Japão, eram tratados como “realeza,” e seus donos faziam de tudo para que todas as suas necessidades fossem cumpridas.  Porém, quando a indústria de seda do Japão foi ameaçada por ratos, os bobtails começaram a sair de dentro de suas casas para ajudar a combater o problema.

 

O bobtail japonês foi importado do Japão ao Estados Unidos em 1968 e reconhecidos pela CFA em 1976.  Os bobtails de pelo longo só foram reconhecidos pela CFA em 1993.

Características físicas

A cabeça do bobtail japonês é triangular enquanto o seu corpo tende a ser mais arredondado.  Duas características específicas chamam muito a atenção no bobtail japonês são o seu rabo e as suas pernas, dado que as pernas traseiras são um pouco mais longas do que as dianteiras.

 

O bobtail japonês é um gato pequeno que normalmente não pesa mais de 4 quilos.  O seu pelo é macio, sendo diversos tamanhos de pelagem e cores aceita pelo padrão da raça.  Das diversas cores encontradas na raça, a mais popular é a tricolor.

Temperamento

Esperto e muito inteligente, o bobtail japonês adora brincar de caçar, seja com insetos, seja com acessórios que auxiliam a sua interação com seus donos. Dóceis e muito fiéis, são estes os gatos comumente retratados como Maneki Neko, o gato japonês da sorte.

 

Eles costumam se dar muito bem com crianças e outros animais.  Aliás, o bobtail japonês é o tipo de gato que vai “aprontar” junto com os seus filhos.  É comum ver gatos dessa raça brincando, carregando objetos com a boca e explorando novas coisas no seu ambiente.  Para evitar que o seu bobtail japonês apronte muito na sua casa, deixe sempre alguma coisa para ele fazer ou alguma companhia com que ele possa brincar.

 

O bobtail japonês é bastante vocal, porém ao invés de “falar” por meio de miados, ele prefere “cantar,” sempre miando e fazendo outros sons para indicar para você o que quer.  É essa natureza feliz e amigável que faz com que o bobtail japonês se dê bem com crianças, outros gatos e até cachorros.  Por mais que ele ame falar, ele fala baixo, fazendo com que várias pessoas se apaixonem por essa característica em seus bobtails japonês.

 

Por conta da sua natureza divertida e otimista, o bobtail japonês é um gato que se adapta bem a diversos estilos de vida.  Aliás, ele é conhecido por ser um gato que viaja bem com donos que vivem em trailers, se acostumando facilmente com novos sons e cheiros.

Cuidados

Por ser uma raça muito antiga e que foi amplamente zelada pelos japoneses (sua liberação para o resto do mundo aconteceu somente em 1960), o bobtail japonês é um animal forte e resistente, que não possui problemas de saúde típicos e também não requer cuidados específicos, além de uma escovação semanal de seus pelos.

 

O bobtail japonês é mais indicado para apartamentos do que para casas, por conta da sua natureza extrovertida.  Um gato com acesso à rua pode facilmente sair correndo e, além de correr riscos de saúde, sofrer um atropelamento ou se perder.  Por ser uma raça bastante rara, o bobtail japonês corre o risco de ser roubado.

Curiosidades do bobtail japonês 

O bobtail japonês é um raça com centenas de ano de história e criação.  Por esse motivo, gatos dessa raça são encontrados em várias obras de arte do Japão e são reconhecidos como um símbolo da boa fortuna no país.

 

Os bobtails são gatos pequenos e curiosos e, por esse motivo, adoram explorar o mundo nos ombros de seus donos.  Se trouxer um gato dessa raça para casa, se prepare para sentir um pulinho no seu ombro quando passar por estantes altas ou prateleiras.

Navege por outras raças de gatos

Mais sobre raças

Bom para apartamento

68% concordam x 32% discordam

Eu...