MENU

Anterior

Ocicat

Próxima

Próxima

Scottish fold

Próxima

Cornish rex

Grupo da Raça (FCI): Cães Pastores e Boiadeiros

País de Origem: Afeganistão

Data de Origem: 1950

Porte: Médio

Peso: 2,5 - 4,5 kg

Tamanho do Pelo: Curto

Tipo da Pelagem: Macia, Ondulada e Fina

Expectativa de Vida: 11 a 15 anos

Cor: Todas as cores e padrões

Características da raça

Residência

Temperamento

Convivência

Cuidados básicos

Doenças comuns

Fotos de Cornish rex

Envie sua foto pra gente

Mais sobre Cornish rex

O cornish rex tem uma aparência diferenciada, composta por uma pelagem ondulada, mas o que mais chama a atenção de todos é a sua personalidade carinhosa e extrovertida.

Origem

O cornish rex teve sua origem no sudoeste da Inglaterra na década de 1950, quando a Nina Ennismore, proprietária de uma gata chamada Serena, observou que um de seus filhotes apresentava uma pelagem incomum, do tipo ondulado. Com rabo fino, orelhas enormes e cabeça alongada (parecida com a do siamês ou dos gatos tipicamente orientais), aquele felino acabou sendo o primeiro cornish rex da história.

 

Ennismore cruzou esse filhote com a sua mãe e percebeu que essa característica era recessiva.  Após ter surgido, a raça foi sendo criada nos Estados Unidos e Europa, porém com padrões e misturas diferentes.  Enquanto nos Estados Unidos, o cornish rex foi cruzado com burmeses e british shorthairs, no Reino Unido, ele foi cruzado com siameses e oriental shorthairs.  Por esse motivo, há uma diferença no padrão da raça entre os Estados Unidos e o Reino Unido.

 

De características de genes recessivos, a raça demorou um pouco para ser consolidada, mas no ano de 1967, quando foi reconhecida pela maioria dos clubes ingleses julgadores, ganhou espaço em outros lugares do mundo, chamando a atenção de todos por suas particularidades.

Temperamento

O cornish rex possui um excelente temperamento, aceitando muito bem diferentes situações e estilos de vida, podendo se adaptar tanto à vida em casa, quanto em apartamento. Comumente, eles também costumam se dar muito bem com gatos e animais de outras espécies.

 

Aliás, gostam de quase todo o tipo de atenção.  Essa qualidade faz do cornish rex um dos poucos gatos que não se importa de ir ao veterinário!  Seja recebendo carinho ou deitando no topo de uma prateleira enquanto você cuida das coisas da casa, qualquer atenção é bem vinda para um cornish rex.

 

Essa vontade de estar junto torna o cornish rex um ótimo gato para ter em casas bastante movimentas.  Mas, se você passa o dia inteiro fora, essa raça talvez não seja a mais indicada, principalmente se ela não tiver um companheiro.

 

Além de carinhoso, o cornish rex é um gato bastante ativo, que gosta de pular, correr e brincar.  Se prepare para passar algumas partes do seu dia brincando e interagindo com ele.  Por ser parte siamês, ele também gosta de vocalizar.  Não é estranho um gato dessa raça que passa o dia brincando, deitando ao lado e conversando com o seu dono.  Essa grande vontade de interagir com as pessoas e brincar faz do cornish rex um gato que é tem várias das características comportamentais de um cachorro.

Características físicas

Esbelto e com uma formação quase que aerodinâmica, o cornish rex é um animal extremamente ágil, que com patas longas e finas consegue atingir uma velocidade realmente impressionante, bem como subir em locais bastante altos com facilidade.  Se você não quer que o seu cornish rex tenha acesso a algo, esconde esse objeto, pois além de conseguir subir nos lugares mais altos da casa, esse gato aprende facilmente como abrir portas e armários.

 

Com um pelo nada abundante, o que mais chama a atenção é mesmo o seu aspecto físico, que varia do encaracolado ao crespo, dependendo da genética do animal. Variações de tamanho na pelagem de um mesmo animal não são vistas com bons olhos pelos juízes de gatos e nem pelos criadores, que costumam inibir esta característica por meio de reproduções planejadas.

 

Alguns cornish rex podem possuir menos pelo na região da cabeça. Os clubes julgadores aceitam todas as cores na raça, bem como olhos de tonalidades diferentes. Os bigodes costumam ser curtos, pontudos, e muitas vezes também apresentam ondulações, tendo um aspecto bem diferente do comumente visto.

 

Os padrões da raça variam para os Estados Unidos e o Reino Unido.  Enquanto o padrão americano exige um gato mais fino com orelhas maiores, o padrão britânico pede uma cabeça mais achatada, orelhas menores e um nariz mais reto.

Cuidados

A pelagem ondulado do cornish rex ocorreu por conta de uma mutação genética natural.  Essa pelagem é muito fina e não protege o cornish rex nem do frio, nem do sol e por isso, cuidados específicos precisam ser tomados com a sua pele. O uso de protetor solar é recomendado, bem como a restrição de saída do gato em determinados horários. Consulte um veterinário para obter as informações mais indicadas para o seu animal.

 

Alguns exemplares podem sofrer de problemas como o hipotireoidismo e a hipotricose (perda parcial ou total dos pelos), por isso é importante pesquisar antes de adquirir um gato desta raça. Alguns criadores mal intencionados ou até mesmo desavisados acabam criando animais mais frágeis e consequentemente suscetíveis a um maior número de enfermidades.

 

O cornish rex não gosta nem um pouco de ficar sozinho e se sentir solitário, o que faz com que o dono ideal para a raça tenha bastante tempo disponível para se dedicar a ele. Enérgicos e brincalhões, eles também necessitam de atividades físicas regulares.

 

Poucos cuidados precisam ser tomados com o pelo do cornish rex, em termos de escovação.  Várias vezes, uma escovação leve uma vez a semana já é o suficiente.

Raça hipoalergênica

O cornish rex foi a primeira raça de gatos classificada como hipoalergênica.  Por ele não ter sobrepelo, ele espalha menos pelo solto pela casa.  Porém, estima-se que não é somente essa característica que faz o cornish rex hipoalergênico, dado que outras raças sem pelo não tem essa mesma característica e que o fator responsável por gerar alergias é encontrado na saliva do gato.  Se você é apaixonado por gatos mas tem alergia aos felinos, considere esse raça.

Foto: CRX Ewan Magic Star por Nickolas Titkov / CC BY-SA 2.0

Navege por outras raças de gatos

Mais sobre raças

Bom para apartamento

68% concordam x 32% discordam

Eu...