MENU

Anterior

Gato exótico

Próxima

Próxima

Ocicat

Próxima

Devon rex

Reconhecido por: GCCF, FIFé, CFA

País de Origem: Reino Unido

Data de Origem: 1960

Porte: Pequeno e Médio

Peso: 2,5 - 4 kg

Tamanho do Pelo: Curto

Tipo da Pelagem: Macia, Ondulada e Fina

Expectativa de Vida: 9 a 15 anos

Cor: Todas as cores e padrões

Características da raça

Residência

Temperamento

Convivência

Cuidados básicos

Doenças comuns

Fotos de Devon rex

Envie sua foto pra gente

Mais sobre Devon rex

O devon rex é um gato bastante confundido com o cornish rex e com o sphynx, porém não possui nenhum tipo de parentesco com nenhuma destas raças. Com seu pelo encaracolado, este felino costuma ser muito apegado aos seus donos, se dando bem com pessoas de diferentes idades e também com animais de outras espécies.

Origem

A origem exata do devon rex é um tanto quanto misteriosa. Acredita-se que seus primeiros exemplares apareceram na Inglaterra a partir da mescla entre um gato de pelo enrolado e uma fêmea SRD de pelo liso.  Quando os primeiros filhotes da raça nasceram, a sua dona, Beryl Cox, imaginou que esses animais tinham a herança genética da raça cornish rex, que também tinha pelo ondulado e havia sido criado na cidade vizinha há uma década.

 

Ao cruzar um destes animais de pelo crespo com um cornish rex, descobriram que seus genes eram diferentes – já que todos nasciam com pelos normais.  Com isso, uma nova raça foi criada com o nome devon rex, por conta de ter sido descoberta na cidade de Devonshire e ter o pelo macio, similar ao de uma raça de coelhos locais chamado rex.

 

Entre o final da década de 70 e início dos anos 80, a raça passou a ser reconhecida pela maioria dos clubes julgadores, ficando mais popular em todo o Mundo, e ganhando seu próprio espaço.

 

A raça é portadora de síndrome espática.  Para eliminar esse síndrome da raça, criadores estão permitindo o cruzamento com outras raças.

Temperamento

Para o devon rex, nenhuma distância é perto demais e todas as pessoas são amigas.  Seja com uma pessoa desconhecida ou você, esse gato sempre vai buscar carinho e atenção.  Ele gosta de colo e faz questão de sempre ficar perto do dono.  Diferentemente de outras raças de gatos, que preferem ficar perto ou nos braços dos seus donos, o devon rex ama ficar nos ombros, mesmo quando o dono está andando.

 

Facilmente adaptável, esta raça costuma se dar bem com outros animais e pessoas de diferentes idades, assim como também consegue viver perfeitamente dentro de apartamentos pequenos (desde que seus donos realizem brincadeiras com ele com frequência).

 

Embora é o gato que vocalize pouco, o devon rex comunica as suas vontades verbalmente quando sente que não está sendo entendido.  Esse gato gosta de brincar e exige algumas sessões de brincadeiras diárias.  Por ter um nível de energia médio, algumas sessões curtas com você e os seus brinquedos favoritos normalmente são o suficiente para deixar o seu gato feliz.  Eles são super inteligentes e adoram aprender novos truques.  Por esse motivo, não é raro ver um devon rex “adestrado” ou até caminhando de guia e coleira pelas ruas.

 

Para o devon rex, espaços altos na casa são super importantes.  Eles gostam de observar o que está acontecendo na casa do topo das prateleiras, geladeira e qualquer outro lugar elevado da casa.  Aliás, não é raro ele ficar no alto esperando você passar para pular no seu ombro!

 

Essa raça não é indicada para pessoas que passam muito tempo fora de casa, dado que ela faz questão da companhia de seus donos.  Quando você for deixá-la sozinha, disponibilize brinquedos inteligentes e deixe vários lugares no sol e em espaços altos para ele relaxar.  Dado que eles adoram a companhia de pessoas, gatos e outros animais, considere trazer um outro gato para casa se você for deixá-lo sozinho por médio a longo períodos de tempo.

Características físicas

De rabo longo e fino, orelhas grandes e corpo esbelto e musculoso, o devon rex possui uma genética complexa, que faz com que nasçam alguns animais sem pelo ou com uma pelagem extremamente escassa, fazendo com que muitos os confundam com o sphynx (com quem também não possuem parentesco). Conhecido mundialmente como o “ET dos gatos”, este felino diferente costuma ser de médio porte e apresentar bigodes bem curtos ou enrolados, sendo ainda comumente mais grossos do que o normal.

 

Com suas patas longas e dedos compridos, o devon rex consegue dar enormes saltos, bem como escalar grandes alturas. Seu focinho voltado para cima e sua orelha mais proporcional são o que o fazem ser diferente do cornish rex.

Cuidados

A pelagem definitiva do devon rex se estabelece em torno de um ano e meio de idade e por ser bastante curta, requer apenas escovações esporádicas para a retirada de pelos mortos.

 

Muito curiosos e normalmente magros, eles se enfiam em gavetas e buracos com facilidade, hábito que acaba podendo ser um empecilho para donos inexperientes. Como são exímios “puladores”, todo cuidado também é pouco quando se deixa um devon rex solto ou em um apartamento de andar muito alto, por exemplo.

 

O devon rex é um gato que sente frio muito facilmente.  Por esse motivo, ele sempre está procurando um lugar para ficar aonde o sol bate ou aonde é mais calor.  Eles quase nunca recusam uma roupinha.  Se você perceber que o tempo está frio para você, já agasalhe também o seu devon rex.

 

Embora eles tenham pouco pelo, os devon rex não precisam tomar banho frequentemente.  Para gatos de cores mais claras, às vezes o banho é necessário para reduzir a aparência de “sujo” do gato.  Eles secam facilmente e gostam de água.  Porém, pelo fato da raça sofrer com dermatite, é importante tomar cuidados extras na hora de dar banho, escolhendo os produtos hipoalergênicos e mantendo a pele seca.

 

Resistentes, estes gatos não costumam apresentar muitos problemas de saúde, porém suas orelhas grandes podem ter uma certa predisposição à ocorrência de otites.

 

Foto: Devon-rex por Nickolas Titkov / CC BY-SA 2.0

Navege por outras raças de gatos

Mais sobre raças

Bom para apartamento

68% concordam x 32% discordam

Eu...