MENU

Anterior

Chartreux

Próxima

Próxima

Gato exótico

Próxima

Gato Siamês

Reconhecido por: GCCF, FIFé, CFA, TICA, TCA

País de Origem: Tailândia

Data de Origem: 1700

Porte: Médio

Peso: 2,5 a 5,5 kg

Tamanho do Pelo: Curto

Tipo da Pelagem: Macia e Lisa

Expectativa de Vida: 11 a 15 anos

Cor: colorpoint, cores sólidas, tartaruga e tabbies (depende da associação)

Características da raça

Residência

Temperamento

Convivência

Cuidados básicos

Doenças comuns

Fotos de Gato Siamês

Envie sua foto pra gente

Mais sobre Gato Siamês

Nascido na Tailândia e popularizado no mundo todo, o siamês chegou ao Brasil na década de 70, onde ganhou os lares do país todo e, até hoje, é uma das raças preferidas de gatos.  Hoje, o siamês é uma das poucas raças reconhecidas por todas as associações de raças de gatos.

Origem

O siamês é um gato do sudoeste da Ásia, nascido no Sião, hoje a atual Tailândia.  Lá, ele era considerado um gato real.

 

O siamês faz parte de uma raça das várias nascidas nesse país, como o maas e o wichien-maat. A partir do momento que eles foram levados para a Inglaterra, por volta de 1884, os siameses ganharam popularidade no mundo todo.

 

Os primeiros gatos dessa raça eram bem diferentes do que são hoje; eles eram maiores, mais redondos e mais robustos. Com os cruzamentos durante anos, o exemplar que hoje existe nasceu em 1940, chegando ao Brasil em 1970.

Temperamento

O siamês tem um temperamento que não segue uma regra; alguns podem ser calmos, outros mais agitados. Esses gatos ditam seu ritmo de vida conforme seu humor, e podem ficar bem ativos, e, de repente, quererem somente ficar deitados. Como para qualquer gato, socializar o felino desde cedo é muito importante para que ele lide bem com crianças, visitas e outros animais.

 

Uma das características mais apreciadas por amantes da raça é a habilidade desses gatos para comunicar exatamente o que estão sentindo.  Usando miados e vocalizações, eles parecem “falar” o que esperam dos donos e das pessoas ao seu redor.  Eles não somente comunicam com o seus donos verbalmente, mas fazem questão de estarem juntos para o que der e vier.  Na sala ou na cozinha, tanto faz, esse gato sempre estará do seu lado.  E pode preparar um espaço na cama também – os siameses amam dormir ao lado de seus donos.

 

A vocalização é muito forte no siamês e um traço bem característico da sua personalidade.  Por esse motivo, ele é recomendado para pessoas que gostam de conversar e passam tempo em casa.  Se você estiver pretendendo sair durante o dia, o siamês provavelmente não é a melhor opção para você.  Caso for somente passar algumas horas fora durante o dia, considere trazer dois siameses para casa para que eles interajam e se comunicam um com o outro.

 

No siamês, você encontrará um melhor amigo.  Esses gatos são extremamente inteligentes e fieis, sem contar muito inteligentes e energéticos.  Por esse motivo, é importante que você reserve alguns momentos do seu dia para brincar com o seu siamês.  Alémd e oferecer estímulos físicos para o seu siamês, é importante estimulá-lo mentalmente.  Alguns siameses gostam de aprender truques.  Para outros, lugares altos dentro de casa e brinquedos inteligentes já é o suficiente para deixá-los estimulados.

 

Trate bem um siamês e ele retribuirá esse mesmo carinho.  O siamês é um gato que se dá bem com crianças e outros animais, como cachorros.  Aliás, vários aprendem os mesmos truques que os seus irmãos caninos.

Características físicas

Os filhotes de siamês nascem brancos e, com o tempo, vão mudando de cor e ganhando áreas mais escuras, conforme acontece a troca do pelo.

 

O siamês tem algumas partes do corpo mais escuras, como o rosto, o que realça seus olhos azuis, e as patas (colorpoint). Sua cabeça tem formato triangular e, de porte médio, esse felino tem corpo esguio e as patas longas.  Essas características são naturais do siamês e não efeito de cruzá-lo com outros gatos.  Aliás, o siamês é um gato responsável pela criação de diversas outras raças, com o tonquinês e o oriental shorthair.

 

A cauda é pontuda e costuma ser coberta por um tom mais escuro do pelo.

 

A intensidade do pelo é alcançada com 8 meses, e seu peso pode chegar até 6 quilos, com altura de 20cm. A raça pode viver até 20 anos, dependendo de como é criada.

Cuidados específicos

O siamês é um gato que perde muito pelo e precisa ser escovado com intensidade e frequência, até para tirar a pelagem morta que pode formar bolas de pelos no estômago desse felino. A raça precisa, também, de atenção com a higiene bucal e com a limpeza dos olhos.

 

O siamês é um gato com propensão a desenvolver problemas renais e, por isso, precisa de total atenção quanto à sua alimentação, que deve ser baseada em uma ração especial para a raça, que pode ser indicada pelo veterinário, além de muita hidratação. A raça pode ter variações de peso, como obesidade ou magreza, o que pede ainda mais atenção no que o animal come.

 

Foto: One Classic Cat / CC BY 2.0

Navege por outras raças de gatos

Mais sobre raças

Bom para apartamento

68% concordam x 32% discordam

Eu...