MENU

Anterior

Ragamuffin

Próxima

Próxima

Bobtail japonês

Próxima

Laperm

Reconhecido por: GCCF, CFA, TICA

País de Origem: Estados Unidos

Data de Origem: 1982

Porte: Pequeno

Peso: 3 a 5 kg

Tamanho do Pelo: Curto, Médio ou Longo

Tipo da Pelagem: Macia, Ondulada e Fina

Expectativa de Vida: 10 a 15 anos

Cor: Todas as cores e padrões

Características da raça

Residência

Temperamento

Convivência

Cuidados básicos

Doenças comuns

Fotos de Laperm

Envie sua foto pra gente

Mais sobre Laperm

O que chama mais a atenção no laperm é o seu pelo encaracolado.  Embora essa característica ocorreu acidentalmente no gato, hoje é o que distingue o laperm de outras raças.

Origem

O laperm é um gato de pelo encaracolado que se distingue do laperm pelo longo apenas devido ao tamanho de sua pelagem. Criado em 1982 em Oregon, nos Estados Unidos, este gato teve origem a partir de um animal que acidentalmente nasceu com orelhas demasiadamente grandes e sem pelo. Com o tempo, porém, o pequeno felino começou a criar uma pelagem muito macia, mas com aspecto encaracolado, chamando a atenção de um fazendeiro local.

 

Passados alguns anos, o dono dos animais passou a cruzar apenas gatos encaracolados e, sem pretensão alguma, os chamou “laperm”, que significa ondulado. Ao levá-los para uma exposição, o fazendeiro se deu conta de que tinha em suas mãos algo precioso e inovador, dedicando-se a partir de então à criação da raça.

Temperamento

Ao mesmo tempo em que são muito dóceis, os laperms são ativos e adoram brincar com seus donos.  Se quiser um laperm, se prepare para ter um gato que adora derrubar as coisas do balcão, aprende abrir portas com as patas e faz de tudo para chamar a sua atenção.

 

O laperm gosta tanto de brincar que até aprenderá a correr atrás e devolver a bolinha, se isso significa ter a sua atenção.  Similarmente, o laperm pode aprender novos truques, de sentar a pular. Embora ele não é o tipo de gato que fica pedindo carinho, o laperm gosta de está perto do dono e procurará ficar no mesmo ambiente que você está.

 

Ronronadores por natureza, eles nunca hesitam em mostrar o quanto ficam felizes com a presença de humanos.  Quando socializados desde filhotes, os laperms aprendem a lidar bem com pessoas desconhecidas.  Eles gostam de crianças, porém não são gatos que lidam muito bem com sempre ficar no colo do dono e convivem felizmente somente com crianças que os dão espaço e respeito.

Cuidados

Laperms não requerem cuidados específicos, porém é importante que seus proprietários saibam que é comum que o gato fique completamente careca ao menos uma vez durante sua vida. Esta troca total de pelos é uma característica normal da raça e a nova pelagem chega mais forte e brilhante.

 

O pelo do laperm deve ser escovado uma vez a cada dois dias.  Se nessas escovações, o pelo fique liso, é somente molhar as mãos e passar os dedos entre o pelo do laperm que as ondulações voltam naturalmente.

 

O laperm deve ser mantido somente dentro de apartamentos.  Por ser uma raça bastante rara, ele normalmente é alvo de pessoas que querem roubar um gato desconhecido.  Além desse risco, os laperms correm o risco de contraírem alguma doença de outros felinos.

Características Físicas 

O laperm é um gato de pequeno porte, normalmente pesando entre três e cinco quilos.  Como o ragamuffin, ele demora bastante tempo para atingir maturidade, normalmente dois e três anos.  Para você, isso significa que você terá um gato que age como filhote por três anos, algo incrível para pessoas apaixonadas pela curiosidade e espírito brincalhão de filhotes de gatos.

 

Uma coisa que chama muito a atenção no laperm é o seu jeito elegante de ser e andar.  Ele tem a cabeça triangular e o rabo e pernas longas.  Isso, combinado com o seu pelo ondulado, torna quase impossível não admirar o laperm quando ele passa pela sua frente.

 

O pelo do laperm pode ser curto ou longo e todas as cores são aceitas.  Os laperms de pelo longo têm o rabo mais cheio do que os exemplares de pelo curto, porém a textura do seu pelo é mais macia, comparativamente.

Curiosidades sobre o laperm

Laperms de pelo longo e pelo curto podem nascer na mesma ninhada. Por esse motivo, no documento de pedigree, existe uma diferenciação para laperms que nascem com pelo encaracolado, pelo liso ou sem pelo.

Navege por outras raças de gatos

Mais sobre raças

Bom para apartamento

68% concordam x 32% discordam

Eu...