MENU

Próxima

Ragdoll

Próxima

Maine Coon

Reconhecido por: GCCF, FIFe, CFA, TICA

País de Origem: Estados Unidos

Data de Origem: 1860

Porte: Gigante

Peso: 4 a 7,5kg

Tamanho do Pelo: Longo

Tipo da Pelagem: Macia, Lisa e Grossa

Expectativa de Vida: 9 a 15 anos

Cor: fumaça, sombreado, tabby tigrado, marrom, branco, cinza

Características da raça

Residência

Temperamento

Convivência

Cuidados básicos

Doenças comuns

Fotos de Maine Coon

Envie sua foto pra gente

Mais sobre Maine Coon

O maine coon,  conhecido pelo seu grande tamanho, é um felino com uma personalidade calma e carinhosa, tem um ótimo senso de caça e se dá bem em climas frios. Tão amada é a raça maine coon que anualmente, no dia 8 de Maio, é comemorado o Dia Internacional dos Maine Coons nas redes sociais.

Origem

O maine coon tem a sua origem confusa, mas o que se sabe é que ele nasceu nos Estados Unidos, no estado de Maine. Dos treze estados americanos que compõe a Nova Inglaterra (em inglês, New England), Maine é o que fica mais para o norte e também um dos mais gelados no inverno, com temperaturas atingindo abaixo de zero graus.  Desta forma, para sobreviver no clima do estado, os felinos precisam ser resistentes ao frio e à humidade.

 

Uma teoria bem aceita sobre o surgimento do maine coon é que, por volta do século 17, os gatos domésticos trazidos da Europa enfrentaram tempos muito frios na Nova Inglaterra e, com isso, somente alguns conseguiram sobreviver a tal clima. A pelagem grossa e impermeável do maine coon fez com que gatos dessa raça se destacassem. Embora a raça era popular no século 19, ela quase foi extinta no começo do século 20, por conta da introdução de outros gatos de raça europeus nos Estados Unidos.  A raça se recuperou e hoje mantém o seu espaço como uma das mais queridas no mundo.

 

Algumas lendas permeiam a história do maine coon, como a que relata que um gato das florestas de Maine teria cruzado com um guaxinim, dando origem a gatos peludos, os primeiros ascendentes dos maines. No entanto, a história mais real é a de que esses gatos são frutos do cruzamento entre pelos curtos nativos e europeus de pelo longo.

Temperamento

Ainda que tenha uma aparência forte, grande e, por vezes, selvagem, o maine coon é um gato muito afetuoso. Além de gostar de carinho, ele é companheiro de seus donos e paciente com crianças e outros animais.  Ele adora companhia e se dá bem com pessoas desconhecidas.

 

Apesar de ser grande, o maine coon consegue viver bem em espaços pequenos e se adapta a apartamentos.  Mais importante do que o tamanho do seu lar é a presença de seus donos.  O gato busca o afeto dos donos e, por esse motivo, não consegue ficar sozinho por muito tempo. Se você gosta de ficar em casa e busca um gato companheiro que também interagirá com você, o maine coon é uma ótimo opção.

 

O maine coon é extremamente inteligente, com pesquisas indicando um Q.I. que se assemelha ao de uma criança de dois anos. Isso significa que ele amará interagir com você mas que, sem os estímulos físicos e mentais necessário, ele pode se tornar ansioso ou depressivo. Quanto ao seu miado, o maine coon é conhecido por fazer um som parecido com o de um grilo.

Características físicas

O maine coon tem uma pelagem longa, com a cauda cheia, porém cortada no final.  O maine coon tem uma pelagem que não segue um padrão em toda a sua extensão, e pode ser mais curta nos ombros e maior em outras partes, como na barriga. A base do pescoço também tem menos pelo do que o resto do corpo. A raça tem um sub-pelo bem cheio e macio, como um toque de seda ou algodão.

 

Embora ele tenha bastante pelo, não é isso que dá a aparência de gigante ao maine coon.  Esse gato é realmente grande, podendo pesar até 13 quilos. A cabeça do maine coon é proporcional ao corpo, mas é mais comprida do que larga. As orelhas são grandes, largas e pontudas, com tufos por sua extensão, que vão além das bordas de cada uma. Em relação aos olhos, eles são grandes, ovais e bem redondos quando estão abertos; qualquer cor é aceita, mas as claras são mais comuns.

 

Gatos brancos, ou com pontos brancos, com olhos azuis podem indicar surdês. Os machos pesam até 13 quilos e as fêmeas 10 quilos, podendo variar segundo a linhagem e o cruzamento. Um dos fatores mais interessantes da raça é que ela tem a maturidade bem lenta, que acontece até os cinco anos.

Cuidados específicos

O maine coon, por sua grande quantidade de pelo, pede escovações frequentes, para que não forme nós no pelo do animal, para a retirada da pegalem morta e para evitar o ressecamento ou desconforto do felino. Um gato do porte do maine coon pede uma alimentação balanceada, com rações especiais para a raça, que possam suprir todas as necessidades nutricionais de um animal desse tamanho.

 

O maine coon precisa, também, de exercícios físicos frequentes para se manter um gato feliz e saudável; deixar o animal passear pelo lado externo da casa, mas não na rua, para evitar perigos, é essencial, além de deixar brinquedos ao seu alcance o tempo todo. O maine coon é uma raça saudável, que, como sua fácil adaptação ao frio já mostra, é resistente e não propensa à doenças.

 

Em casos mais raros, esse felino pode apresentar a cardiomiopatia hipertrófica felina, mas, de modo geral, essa é uma enfermidade comum aos gatos, sejam eles sem raça definida ou de raça pura. Nessa doença, o maine coon pode ter insuficiência cardiáca e embolia, o que pode levar ao óbito do animal, se não tratada. Por isso, é indicado levar o gato regularmente ao veterinário, para a realização de exames de rotina que possam indicar qualquer anormalidade. Outra possível doença é a atrofia muscular da espinha, que é hereditária e afeta a musculatura do tronco e dos quadris do gato.

 

No quarto mês de vida do felino, a atrofia se manifesta, causando fraqueza muscular, que vai dos quadris ao tornozelo. Quando filhotes, os maine coons costumam não sentir dor e vivem normalmente, mas, conforme o crescimento, esse quadro deve mudar e merece atenção do dono e do veterinário, observando o animal e, principalmente, a sua mobilidade e a sensibilidade quando tocado na região das costas.

 

Foto: Elixir the maine coon por Tambako the Jaguar / CC BY-ND 2.0

Navege por outras raças de gatos

Bom para apartamento

68% concordam x 32% discordam

Eu...