MENU

Anterior

Shiba Inu

Próxima

Próxima

Bichon Frisé

Próxima

Mastim Napolitano

Grupo da Raça (FCI): Pinscher e Schnauzer

País de Origem: Itália

Data de Origem: Século I

Altura: 60 - 75 cm

Porte: Gigante

Peso: 50 - 70 kg

Tamanho do Pelo: Curto

Tipo da Pelagem: Dura, Lisa e Grossa

Expectativa de Vida: 8 a 10 anos

Cor: cinza, cinza chumbo, preto, mogno, fulvo, tigrado

Características da raça

Residência

Temperamento

Convivência

Cuidados básicos

Doenças comuns

Fotos de Mastim Napolitano

Envie sua foto pra gente

Mais sobre Mastim Napolitano

Origem

O mastim napolitano é uma raça citada por oradores da Roma Antiga, o que confere um perfil bem antigo a esse animal. Cão de guarda, grande e com ar assustador, exatamente para afastar possíveis ladrões, esse cão ainda tem sua origem bem confusa.

 

Acredita-se que o mastim napolitano seja descendente de cães trazidos da Índia para Roma, por Alexandre, o Grande. Outra possibilidade é o parentesco com molossos romanos, muito usados nas guerras.

Temperamento

O mastim napolitano é um cão calmo e ligado com seus donos. Ótimo guardião e protetor, ele costuma ser agressivo se sentir ameaçado, ainda que tenha uma expressão pacífica.

 

Apesar do tamanho, a raça tem um peso corporal e uma agilidade que podem machucar, ainda que seja na brincadeira, o que merece total atenção na interação com crianças e outros animais.

Cuidados específicos

Por seu tamanho e estrutura física, o mastim napolitano costuma ter problemas comuns às raças grandes e pesadas, como a displasia coxo-femural, que causa um mau encaixe do fêmur com a bacia. Por ser bem forte e resistente à dor, esse cão costuma mascarar algumas doenças, que podem ser descobertas em estágios mais avançados.

 

O mastim napolitano costumar ter, também, problemas com obesidade, por ser uma raça que adora comer e não sabe quando parar de se alimentar, o que pede atenção e cuidado do dono quanto à correta alimentação e a constância dos exercícios físicos.

 

 Foto: Tim Dawson

Navege por outras raças de cachorros

Bom para apartamento

68% concordam x 32% discordam

Eu...