MENU

Anterior

Ragdoll

Próxima

Próxima

Sphynx

Próxima

Munchkin

Reconhecido por: TICA

País de Origem: Estados Unidos

Data de Origem: 1980

Porte: Pequeno e Médio

Peso: 2,5 - 4 kg

Tamanho do Pelo: Curto

Tipo da Pelagem: Macia e Lisa

Expectativa de Vida: 12 a 14 anos

Cor: Todas as cores

Características da raça

Residência

Temperamento

Convivência

Cuidados básicos

Doenças comuns

Fotos de Munchkin

Envie sua foto pra gente

Mais sobre Munchkin

O munchkin é conhecido por ser uma raça de gato que tem as pernas curtas, um terço do tamanho normal de um gato doméstico.  De acordo com o dicionário americano, a palavra munchkin se originou depois do filme O Mágico de Oz e se refere a uma pessoa pequena.  A raça munchkin, portanto, obtém esse nome por conta da sua estrutura pequena, relativo a outros gatos.

 

A raça tem a característica de sempre permanecer com um temperamento de filhote, com traços que indicam que ela nunca cresce na personalidade e sempre mantém o seu perfil brincalhão, ativo, curioso e carinhoso.

Origem

O munchkin tem sua origem nos Estados Unidos, primeiro país a desenvolver e reconhecer esses felinos como uma raça. No entanto, alguns pesquisadores acreditam que o gene mutante que faz as pernas do animal serem curtas foi desenvolvido na Europa, já que há registros de gatos com esse perfil na Alemanha, Rússia e Grã-Betanha, antes da Segunda Guerra Mundial.

 

Após quase ser extinto, o munchkin reapareceu em Louisiana, nos Estados Unidos, pelas mãos da criadora Sandra Hochenedel. Em 1980, Hochenedel encontrou uma gata prenha em uma área rural e reparou que ela tinha uma característica bem peculiar e rara: as patas curtas. Os munchkins que hoje existem são frutos de várias colônias formadas a partir dos filhotes da gata que foi dado à uma amiga de Sandra.

 

A raça foi aceita pelo Programa de Desenvolvimento de Novas Raças da TICA em 1994 e, em 2003, atingiu status de campeão.  Os dados dessa organização revelaram que a mutação que causa as pernas curtas é dominante nesse gato e funcionam de forma similar ao genes de raças de cachorros de pernas curtas, tal como o Dachshund.

Temperamento

O munchkin é um gato indicado para apartamentos, pois tem um perfil, calmo, apegado ao dono e não ocupa um espaço muito grande, além de, por ter as pernas curtas, alguns criadores dizem que ele tem maior dificuldade em pular janelas, por exemplo.

 

Ainda que tenha as pernas curtas, o munchkin gosta de pular, como qualquer outro gato, e, apesar de não conseguir alcançar grandes alturas, ele gosta brincar e não tem problemas com as patas na horas das brincadeiras. A raça é bem veloz e, por manter seu perfil de filhote, se dá bem com crianças e gosta de tê-las por perto.

 

Por ser um felino curioso e animado, o munchkin exige a companhia de seus donos e familiares.  Eles adoram brincar com brinquedos e fazem amizades facilmente, seja estas com crianças, cachorros ou outros gatos.

Características físicas

Por ser resultado de uma mutação autossomal dominante, o munchkin pode nascer com as pernas normais.  Gatos com essa característica são chamados de standard.  Seu tamanho do corpo é médio e as orelhas são largas e com as pontas arredondadas. Não há padrão de cor para os olhos e para a pelagem.  Sendo assim, existem munchkins de pelo curto e de pelo longo.

 

Enquanto cachorros que têm pernas curtas comumente sofrem com problemas na coluna, gatos como o munchkin, que têm características similares, não sofrem com esses mesmos problemas.  Acredita-se que o motivo pelo qual isso acontece é a flexibilidade da coluna desses felinos.

Cuidados específicos

Os cuidados maiores devem ser com a pelagem, que precisa de escovação constante para a retirada dos pelos mortos e para manter a viscosidade dos pelos.

 

Na hora das brincadeiras, é indicado não forçar o animal a correr muito rápido ou pular muito, e sim deixar que ele siga o ritmo próprio. Além disso, por ter as pernas curtas, o munchkin não pode ficar acima do peso, já que o suporte é menor. Por isso, é importante que o animal siga uma alimentação balanceada e faça exercícios com frequência, para não ficar obeso.

 

Navege por outras raças de gatos

Mais sobre raças

Bom para apartamento

68% concordam x 32% discordam

Eu...