MENU

Anterior

Devon rex

Próxima

Próxima

Cornish rex

Próxima

Ocicat

Reconhecido por: GCCF, FIFé, CFA, TICA

País de Origem: Estados Unidos

Data de Origem: 1964

Porte: Médio e Grande

Peso: 2 - 6,5 kg

Tamanho do Pelo: Curto

Tipo da Pelagem: Macia e Lisa

Expectativa de Vida: 10 a 15 anos

Cor: Marrom, canela, azul ou castanho-claro sólidas e tabby

Características da raça

Residência

Temperamento

Convivência

Cuidados básicos

Doenças comuns

Fotos de Ocicat

Envie sua foto pra gente

Mais sobre Ocicat

Ele pode ter a cara de um felino selvagem e o seu nome até vem da jaguatirica (em inglês, ocelot), mas o ocicat não tem nada de selvagem.  Diferente do que muitos pensam, ele não possui nenhum tipo de parentesco com grandes felinos, mas inegavelmente é o resultado de uma bem sucedida cruza entre conhecidos gatos domésticos.

Origem

O ocicat é um gato originário dos Estados Unidos, criado no ano de 1964, por uma amante de felinos domésticos, chamada Virginia Daly, que resolveu misturar seu siamês sealpoint (marcações bem escuras no rabo, nariz e orelhas) e um abissínio para criar um gato siamês com marcações de pontos na pelagem.  Os filhotes que nasceram eram muito parecidos com os gatos da raça abissínio.

 

Quando ela cruzou um desses filhotes com um gato siamês, um dos filhotes da ninhada nasceu com uma pelagem beige com pontos dourados, ele virou o primeiro gato ocicat.  A Sra. Daly continuou cruzando esses gatos e mais e mais filhotes com as características do ocicat nasceram, dando assim origem à raça.  Para aprimorar a raça, deixar os gatos maiores e realçar algumas cores, exemplares da raça american shorthair também foram cruzados com o ocicat.

Temperamento

Muito sociável, o ocicat adora brincar e estar perto das pessoas, com quem adora interagir, seja pedindo carinho, seja participando de algum tipo de jogo com acessórios como penas e bolas.  Para eles tanto faz estar no seu colo, recebendo carinho do seu lado ou andando pela casa no seu ombro, se ele estiver do seu lado, está feliz.

 

O ocicat é tão afetuoso que busca carinho de todos que entrarem na sua casa, mesmo quando essa pessoa for um desconhecido.  Apesar de adorar receber carinho, o ocicat também gosta de brincar e interagir com as pessoas.  Dentre as atividades que os ocicats mais amam estão o treinamento e brinquedos inteligentes.  Aliás, treinar o seu ocicat a vir quando chamado, a pegar a bolinha ou a andar de coleira e guia são atividades que eles amam fazer.  Afinal, é uma oportunidade para ele brincar, usar a cabeça e passar mais tempo com você.

 

Alguns ocicats gostam de brincar com água.  Por esse motivo, é importante manter piscinas e banheiras protegidas.

 

Por ter os genes do siamês, um gato bastante vocal, alguns ocicats podem ser bastante vocais.  Porém, a altura da voz e quantidade de miados é menor do que é normalmente encontrado no gato siamês.

Características físicas

Com uma pelagem bastante marcada e diferenciada, o ocicat se destaca fisicamente por muito se assemelhar a um gato selvagem. Apesar de ter uma genética siamesa, o ocicat tende a ser mais robusto e não longelíneo como seus parentes. Acredita-se que algumas linhagens possuam também influências de gatos american shorthair, o que justificaria seu corpo mais musculoso e forte.

 

Seu focinho bem marcado e grande faz do ocicat um gato de olfato excelente, fazendo com que seus exemplares comumente sejam curiosos e logo percebam quando seus donos estão mexendo em alguma provável guloseima.

 

Atualmente, mais de 10 cores são aceitas pelos clubes de gatos de todo o mundo, sendo a marcação a característica mais importante.

Cuidados

O ocicat é normalmente um gato inteligente que logo se adapta à vida dentro de casa. Por ser um animal de pelagem curta, ele não costuma soltar muito pelo, sendo uma escovação semanal o suficiente.

 

Com uma expectativa alta de vida, o ocicat pode, tranquilamente, passar de seus 15 anos de idade. Sem problemas de saúde ligados à raça, ele é um considerado um dos gatos mais resistentes que existe.

 

O tamanho do ocicat varia entre médio e grande, sendo necessário seu controle de peso especialmente nos exemplares que possuem muitos american shorthair em sua linhagem.

 

Ocicats não são gatos que gostam de ficar sozinhos por um longo período, nem que ficarão o tempo todo tranquilos, dormindo. Eles requerem donos dedicados que tenham tempo de ficar e brincar com eles todos os dias, pois são bastante carentes.

Navege por outras raças de gatos

Mais sobre raças

Bom para apartamento

68% concordam x 32% discordam

Eu...