MENU

Anterior

Akita

Próxima

Próxima

Rhodesian Ridgeback

Próxima

Pastor Belga Malinois

Grupo da Raça (FCI): Cães Pastores e Boiadeiros

País de Origem: Bélgica

Data de Origem: 1800

Altura: 56 - 64 cm

Porte: Grande

Peso: 18 - 36 kg

Tamanho do Pelo: Curto

Tipo da Pelagem: Macia, Lisa e Grossa

Expectativa de Vida: 12 - 14 anos

Cor: fulvo com máscara preta

Características da raça

Residência

Temperamento

Convivência

Cuidados básicos

Doenças comuns

Fotos de Pastor Belga Malinois

Envie sua foto pra gente

Mais sobre Pastor Belga Malinois

Origem

Conhecido como o único pastor belga de pelo curto, o pastor belga malinois foi criado na região de Malines, na Bélgica, onde era utilizado para pastorear animais no século XIII. Esta função, porém começou a ser deixada de lado quando o cão passou a aplicar suas habilidades para fins de guarda e proteção, se tornando o preferido entre muitos agentes especiais, como os da SWAT.

 

No Brasil, a raça vem se destacando como exímio cão policial e de guarda, até em ações de busca em acidentes e localização de entorpecentes, sendo considerado um dos melhores farejadores de drogas do mundo.

Temperamento

Alerta e destemido, o pastor belga malinois preza pela integridade de sua família e de seu território, estando disposto a enfrentar os mais diversos tipos de risco para que tudo esteja sempre em ordem e livre de ameaças. Obediente, leal e muito inteligente, ele tende a seguir seus líderes sempre de maneira determinada.

 

O pastor malinois costuma ser reservado com estranhos, mas pode conviver com diferentes pessoas e animais quando devidamente socializado. Esse é um cão que necessita de atividades físicas e mentais muito regulares, preferencialmente todos os dias em mais de uma oportunidade.

Cuidados Básicos

Diferente do que acontece com a maioria dos pastores, criadores da raça afirmam que a versão malinois possui uma tendência menor a apresentar problemas como a displasia coxofemoral, ainda sendo necessário fazer uma pesquisa básica sobre a ascendência do cão na hora da aquisição.
Seu pelo não precisa ser escovado com frequência, sendo um cão que proporciona poucos trabalhos a seus donos em termos de cuidados nesse sentido.

O pastor malinois não é um cão indicado para donos de primeira viagem.

Navege por outras raças de cachorros

Bom para apartamento

68% concordam x 32% discordam

Eu...