MENU

Anterior

Bichon Frisé

Próxima

Próxima

Pastor Australiano

Próxima

Pastor de Shetland

Grupo da Raça (FCI): Cães Pastores e Boiadeiros

País de Origem: Reino Unido

Data de Origem: Século XIX

Altura: 34 - 40 cm

Porte: Pequeno

Peso: 9 a 12 kg

Tamanho do Pelo: Longo

Tipo da Pelagem: Macia, Ondulada e Grossa

Expectativa de Vida: 12 a 15 anos

Cor: tricolor (preto, castanho e branco), zibelines, azul merle, preto ou castanho e branco

Características da raça

Residência

Temperamento

Convivência

Cuidados básicos

Doenças comuns

Fotos de Pastor de Shetland

Envie sua foto pra gente

Mais sobre Pastor de Shetland

Origem

O pastor de shetland, também chamado apenas “sheltie”, teve sua origem na Grã-Bretanha, no século XVIII, sendo empregado na época como cão pastor de ovelhas e algumas aves. Entre seus ancestrais estão pastores escoceses, que também originaram o border collie e o collie.

 

Por se destacar como um cão leal e companheiro, ao longo do tempo o pastor de shetland acabou sendo adotado também como cão de companhia, sendo hoje uma das raças mais populares de todo o mundo.

Temperamento

Muito carinhoso e às vezes carente, o pastor de shetland é bastante apegado aos seus donos, mas tende a ser reservado com estranhos, não interagindo com eles com frequência. Com uma vontade incrível de agradar, a raça é muito inteligente e facilmente adestrável.

 

Sua convivência em apartamentos pode ser problemática caso o cão tenha o hábito de latir. A fim de evitar este tipo de problema, é necessário ensinar o animal ainda quando filhote. Quando devidamente socializado, ele costuma viver em harmonia com outros animais e crianças.

Cuidados básicos

Sua pelagem requer cuidados especiais e escovação com intervalos de até dois dias. Composta por pelo e subpelo, ela tende a desenvolver nós – problema que pode ser doloroso ao animal.

 

Ativo, ele pode viver em apartamentos e casas pequenas, porém requer atividades diárias que envolvam caminhadas, exercícios de agility, brincadeiras ou até mesmo corridas.

 

Dentre seus principais problemas de saúde estão a ocorrência de luxação de patela, catarata com o avanço da idade e dermatites.

 

Navege por outras raças de cachorros

Bom para apartamento

68% concordam x 32% discordam

Eu...