MENU

Anterior

Toyger

Próxima

Próxima

Laperm

Próxima

Ragamuffin

Reconhecido por: CFA

País de Origem: Estados Unidos

Data de Origem: 1994

Porte: Grande

Peso: 4,5 a 10 kg

Tamanho do Pelo: Médio ou Longo

Tipo da Pelagem: Macia e Lisa

Expectativa de Vida: 12 a 16 anos

Cor: Todas as cores e padrões

Características da raça

Residência

Temperamento

Convivência

Cuidados básicos

Doenças comuns

Fotos de Ragamuffin

Envie sua foto pra gente

Mais sobre Ragamuffin

Embora sejam raças diferentes de gatos, várias pessoas ainda confundem o ragamuffin com o ragdoll.

Origem

O ragamuffin é um dos parentes diretos do ragdoll, tendo sido considerados da mesma raça por um período, o que explica sua pelagem exuberante e sedosa, composta por pelo e subpelo abundantes. Comercializados por um longo tempo com exclusividade por uma criadora norte-americana, estes gatos ganharam popularidade a partir de 1994, quando um novo grupo de pessoas lutou pelo direito de procriá-los, mas ao serem proibidos de chamar os novos exemplares de ragdoll, acabaram inventando um outro nome.

Temperamento

Apesar de serem grandes e pesados (em média, o ragamuffin atinge 10Kg quando adulto), eles são animais doces e gentis, que costumam mostrar delicadeza em tudo o que fazem. Pelo padrão da raça, todos os animais precisam ser apegados aos seus donos, pacientes e muito afetivos, além de sociáveis com outros animais e pessoas de diferentes idades. De modo geral, este é um gato que tem um comportante típico de cão, seguindo seu dono pela casa e o recebendo na porta.

 

Se você quer um gato que ama fica no colo e que “conversará” com você, considere essa raça.  O ragamuffin é super carinhoso e se sente bem deitado em cima de você ou no seu colo enquanto você anda pela casa.  Ele pode ser um pouco vocal e, ao mesmo tempo que te esperará na porta quando você chegar em casa, também “falará” com você, miando para pedir comida e carinho.

Cuidados

De pelo macio e fofo, o ragamuffin requer escovações periódicas, com intervalos de no máximo dois dias entre elas a fim de evitar nós.

 

De modo geral, os ragamuffins são gatos saudáveis, sem muitos problemas genéticos.  Porém, grande e robusto, ele pode ter tendência à obesidade, algo terrível para um gato de estrutura grande, pois este problema pode acarretar em dores nas articulações, bem como dificuldade para se locomover.

Características físicas

Todas as cores e padrões são aceitáveis para a raça ragamuffin, que tem pelo médio que aumenta em tamanho na área da barriga.  Embora a pelagem da raça é grossa, ela é relativamente fácil de cuidar, sendo necessário somente uma escovação por dia.

 

Tanto a cabeça quanto o corpo do ragamuffin tem uma aparência “quadrada,”  pois se trata de uma raça pesada e muscular.  Apesar de muscular, existe uma camada de gordura que aparece na parte inferior do abdomen do gato.  Com relação à pelagem, o pelo do ragamuffin é mais longo perto do pescoço e no lado do rosto.  Similarmente, abaixo da barriga, o pelo também aumenta em tamanho.

Curiosidades sobre o Ragamuffin

O ragamuffin é um gato grande e robusto que demora mais tempo do que outros gatos para atingir a maturidade.  Em vários casos, um gato ragamuffin demorará quatro a cinco anos para atingir esse estágio.  Sendo assim, se prepare para ter um gato que age como um filhote durante anos.  Durante esse período, ele irá brincar e ficar mais ativo, exigindo mais da sua atenção, comparado a outros gatos.

 

Por ser uma raça calma, o ragamuffin lida bem com casas movimentadas.  Eles são dóceis e ficam calmos mesmo em ambientes cheio de barulho e distrações.  Por isso, são indicados para casas com crianças.

 

Várias pessoas acham que o ragamuffin é um gato com diversas características de cachorros.  Eles te esperarão na porta quando chegar em casa e ficarão do seu lado ao longo do dia.  Sendo assim, eles são ideais para pessoas que passam bastante tempo em casa.

 

O ragamuffin é um gato indicado somente para apartamentos.  Quando eles saem para rua ou ficam do lado de fora de casa, não têm noção de perigos que podem sofrer e também não sabem se defender quando encarados com o perigo.  Ao mesmo tempo que não sabem lidar bem com perigos, lidam bem com desconhecidos e outros animais.  Se você sonha em ter um gato que vive bem com cachorros ou roedores, o ragamuffin precisa ser considerado.

Foto: What are you up to por Takashi Hososhima / CC BY-SA 2.0

Navege por outras raças de gatos

Mais sobre raças

Bom para apartamento

68% concordam x 32% discordam

Eu...