MENU

Anterior

Mastim Tibetano

Próxima

Próxima

Maltês

Próxima

São Bernardo

Grupo da Raça (FCI): Pinscher e Schnauzer

País de Origem: Suíça

Data de Origem: Século XVII

Altura: 65 - 90 cm

Porte: Gigante

Peso: 50 - 82 kg

Tamanho do Pelo: Médio

Tipo da Pelagem: Dura, Ondulada e Grossa

Expectativa de Vida: 8 a 10 anos

Cor: branco com marrom avermelhado (ou marrom amarelado)

Características da raça

Residência

Temperamento

Convivência

Cuidados básicos

Doenças comuns

Fotos de São Bernardo

Envie sua foto pra gente

Mais sobre São Bernardo

Origem

O são bernardo é um cachorro originário da Suíça especialmente criado para ações de busca e salvamento. Descendente de mastins romanos, a raça era comumente vista na região dos Alpes por volta do século XI, ganhando espaço em outros lugares do mundo há mais de mil anos. Grande e forte, o são bernardo também fora utilizado para puxar carroças, bem como empregado como cão de guarda em alguns locais.

 

Bastante resistente às baixas temperaturas, o são bernardo se destaca em atividades na neve, onde antes tinha a função de localizar pessoas, aquecê-las e algumas vezes arrastá-las para fora das áreas de risco.

Temperamento

Assim como o cão Beethoven, do filme “Beethoven, o Magnífico”, a raça é bastante amigável e gentil, comumente se dando bem com pessoas de diferentes idades e outros animais, principalmente quando socializados desde filhote.

 

Alguns exemplares tendem a ser teimosos e, por serem grandes, podem ser mais difíceis de serem controlados, algumas vezes necessitando de adestramento específico.

Cuidados básicos

São bernardos possuem duas variações: a de pelo crespo e a de pelo liso. Com tendência à obesidade e a produção de baba, os são bernardo deve ter bastante espaço disponível e realizar atividades físicas todos os dias, sempre tomando cuidado com os climas muito quentes, que são pouco tolerados por eles. Assim como acontece com outros animais de porte grande/gigante, o são bernardo é mais suscetível a problemas como displasia coxofemoral, torção gástrica e cardiopatias.

Foto: Mirage Lin

Navege por outras raças de cachorros

Bom para apartamento

68% concordam x 32% discordam

Eu...