MENU

Anterior

Scottish fold

Próxima

Próxima

Toyger

Próxima

Savannah

Reconhecido por: TICA

País de Origem: Estados Unidos

Data de Origem: 1980

Porte: Médio e Grande

Peso: 5,5 a 10 kg

Tamanho do Pelo: Curto

Tipo da Pelagem: Macia e Lisa

Expectativa de Vida: 17 a 20 anos

Cor: Preto sólido e fumaça, tabby mosqueado marrom e tabby mosqueado prata

Características da raça

Residência

Temperamento

Convivência

Cuidados básicos

Doenças comuns

Fotos de Savannah

Envie sua foto pra gente

Mais sobre Savannah

O savannah é um gato híbrido que carrega as características de seus pais selvagem e doméstico.  A raça aceita novas pessoas e animais e adora brincar de pular, caçar e derrubar os objetos da casa.  Ao mesmo tempo, é tão inteligente que faz questão de passear e aprender novos truques.

Origem

O savannah é um gato híbrido, fruto do cruzamento entre o serval africano e o gato doméstico.  Em 1986, Judee Frank, criadora da raça bengal, cruzou sua gata doméstica, que era uma siamesa, com um serval africano, dando origem a um felino com características físicas dos dois lados. A raça recebeu esse nome por conta do lugar de origem dos servais africanos: os campos africanos, que são chamados de savannah.

 

Com anos de testes e com a ajuda de outro criador, Joyce Sroufe, Frank continuou a desenvolver a raça, até criar um padrão para ela.  A ideia por trás dessa raça era criar um gato mais sociável e menor do que o serval africano, mas com suas características físicas.

Temperamento

O savannah é um gato indicado para quem tem paciência, desapego e um espírito divertido.  Por conta da herança selvagem dessa raça, o savannah adora pular e correr pela casa, derrubando qualquer coisa que estiver no seu caminho.  Eles são energéticos e inteligentes, uma combinação que exige uma dedicação especial do dono para cansá-los e treiná-los a aprender novas coisas.

 

O gato savannah quer explorar tudo no mundo ao seu redor.  Além de ser extremamente ativo em casa, o savannah adora explorar o ambiente ao seu redor.  Eles aprendem a andar de coleira e guia facilmente e logo estarão aguardando o seu passeio matinal, da mesma forma que um cachorro faz.  O savannah não tem medo de água e gosta da nadar.  Também curte conhecer novos amigos e vive bem com cachorros que já foram socializados com gatos.

 

O savannah aprende rápido e irá exigir a sua paciência e criatividade, sempre.  Isso por que eles sempre usarão a sua persistência e inteligência para conseguir o que querem.  Por exemplo, eles aprendem a abrir portas e torneiras rapidamente e, em pouco tempo, já aprendem aonde você guarda as coisas da casa.

 

Embora o savannah viva bem com crianças e outros animais, ele não é indicado para casas que têm pássaros, peixes ou roedores, por conta do instinto de caça da raça.  Ela vive bem com outros animais e adora brincar com um amigo que tenha o seu mesmo nível de energia.  Essa característica da raça também faz com que ela aceite bem pessoas desconhecidas.

 

Todas as características acima mencionadas faz do savannah um gato que precisa de um dono dedicado.  Para viver bem com esse gato, você precisará reservar algumas sessões do seu dia para passear, brincar e ensiná-lo novos truques.  Por conta do alto nível de energia e a agilidade desse gato, você precisará de guardar as coisas de valor para você e entender que coisas na sua casa vão quebrar.  Quando não estiver em casa, terá que deixar vários brinquedos e coisas para o seu gato fazer.

Cuidados específicos

Ainda que tenham problemas de reprodução, os savannahs são gatos saudáveis, sem predisposições para doenças mais graves. A raça pede, no entanto, foco nos exercícios por ser muita ativa e gostar de aflorar seu instinto caçador. Com foco em uma alimentação balanceada e movimentação do corpo, o savannah pode ter uma vida longa e feliz.

 

O pelo do savannah precisa ser escovado pelo menos duas vezes por semana para manter o seu brilho e aparência.

Foto: Michelle Mills (Own work) CC-BY-SA-3.0, via Wikimedia Commons

Navege por outras raças de gatos

Mais sobre raças

Bom para apartamento

68% concordam x 32% discordam

Eu...