MENU

Anterior

Cornish rex

Próxima

Próxima

Savannah

Próxima

Scottish fold

Reconhecido por: CFA, TICA

País de Origem: Reino Unido

Data de Origem: 1961

Porte: Médio e Grande

Peso: 2,5 - 6 kg

Tamanho do Pelo: Curto

Tipo da Pelagem: Macia e Grossa

Expectativa de Vida: 11 a 14 anos

Cor: Cores ocidentais tradicionais sólidas, tartaruga e bicolores em padrão sólido, fumaça e prateado e preto nas pontas, tabbies tradicionais

Características da raça

Residência

Temperamento

Convivência

Cuidados básicos

Doenças comuns

Fotos de Scottish fold

Envie sua foto pra gente

Mais sobre Scottish fold

As orelhas dobradas desses gatos, criadas por um traço mutante e dominante, é o que chama atenção à raça scottish fold.

Origem

O scottish fold é um gato originário da Escócia, lembrado pela mutação genética que faz com que a sua orelha seja dobrada na direção dos olhos (em inglês, fold, significa dobra).

 

A raça nasceu em 1961, quando, perto de Coupar Angus, havia uma gata com as orelhas viradas, que caçava ratos em uma fazenda.  Intrigado por essa característica, William Ross, o dono da gata, a cruzou com outro gato e, dois filhotes da ninhada nasceram com essa mesma característica.  Ross adotou esses dois filhotes e cruzou eles com outros gatos, que também tiveram ninhadas cujos filhotes tinham orelhas dobradas, confirmando assim que esse traço era dominante. Alguns gatos foram enviados para os Estados e lá, cruzaram com gatos da raça american shorthair.

 

Hoje, a raça não é reconhecida na Europa por conta dos problemas de saúde genéticos que podem ocorrer quando um scottish fold cruza com outro gato do gênero fold.

Temperamento

Com perfil calmo, o scottish fold é apegado ao dono, gosta de ficar perto das pessoas com quem convive e não tem problemas com crianças e outros animais.  Porém, ele preza por seu espaço e gosta de breves momentos de independência.

 

Ele tem um nível moderado de energia e gosta de brincar, principalmente quando as pessoas participam segurando e mexendo os brinquedos.  Aliás, eles adoram “caçar” brinquedos conectados a uma vara.

 

Embora ele tenha um temperamento dócil e se dê bem com crianças, o scottish fold é um gato reservado. Ele vocaliza, mas seus miados são suaves e não costumam atrapalhar quanto ao volume.

Aparência

As orelhas dos gatos da raça scottish fold dobram para frente.  Essa característica da raça quase não aparece quando o gato é muito filhote, mas se desenvolve nos primeiros três meses de vida do felino.

 

Já a pelagem do scottish fold normalmente é curta e densa e, sua calda, longa e com bastante pelo. Para manter o gato scottish fold sempre com uma aparência agradável, é importante escová-lo pelo menos uma vez por semana.

 

Alguns filhotes nascem de pelo longo e já existe uma classificação de scottish fold pelo longo para exemplares que encaixam nesse padrão.  Esses gatos exigem mais cuidados com o pelo.

Cuidados específicos

Os fold não podem cruzar com outros gatos do gênero fold, por conta dos problemas genéticos que podem ocorrer, principalmente os problemas ósseos.  Porém, o traço da orelha dobrada é dominante e aparece várias vezes que gatos da raça scottish fold cruzam com gatos de orelha reta.  Ao mesmo tempo, isso faz com que a raça mude ao longo do tempo, dado que ela não pode cruzar com gatos do mesmo gênero.

 

A maior atenção com o scottish fold precisa ser com suas orelhas, que acumulam mais cera do que outras raças. Para isso, o ideal é usar um lenço umedecido, ou um pano com um produto específico para a limpeza de orelhas de gatos, e limpar com calma e cuidado. Na hora do banho, o rosto e orelhas do gato devem ser molhados o mínimo possível.

Foto: SFS Hagrid Tapirosh por Nickolas Titkov / CC BY-SA 2.0

Navege por outras raças de gatos

Mais sobre raças

Bom para apartamento

68% concordam x 32% discordam

Eu...