MENU

Anterior

Whippet

Próxima

Próxima

Setter Inglês

Próxima

Setter Irlandês Ruivo

Grupo da Raça (FCI): Cães Apontadores

País de Origem: Reino Unido

Data de Origem: Século XVIII

Altura: 55 - 69 cm

Porte: Grande

Peso: 27 - 32 kg

Tamanho do Pelo: Médio

Tipo da Pelagem: Macia, Ondulada e Fina

Expectativa de Vida: 11 - 15 anos

Cor: Vermelho com eventuais traços branco no peito

Características da raça

Residência

Temperamento

Convivência

Cuidados básicos

Doenças comuns

Fotos de Setter Irlandês Ruivo

Envie sua foto pra gente

Mais sobre Setter Irlandês Ruivo

Origem

Como seu próprio nome sugere, o setter irlandês ruivo teve sua origem na Irlanda, onde é conhecido como “irish setter” ou “red setter”, nome dado devido à cor de sua pelagem, que para fins de exposição, pode possuir apenas pequenas manchas brancas na região do peito.

 

Criado para recolher animais abatidos (especialmente aves), o setter era muito popular no século XVIII. Acredita-se que dentre os seus ancestrais estão o spaniel d’água irlandês, o springer spaniel e o gordon setter.

Temperamento

De modo geral, o cão desta raça costuma ser bastante ativo, vivaz e brincalhão mostrando-se dócil até mesmo com estranhos e muitas vezes se destacando como cão de companhia, apesar de seu tamanho.

 

Comumente bem-humorado, o setter irlandês gosta de estar perto dos membros de sua família, incluindo crianças, e pode ficar estressado caso não tenha este tipo de contato frequentemente – o que pode desencadear em problemas comportamentais.

Cuidados Básicos

Por ser um cão naturalmente enérgico, o setter requer atividades físicas diárias, incluindo longos passeios e brincadeiras. Sempre disposto a agradar seus donos, ele pode se mostrar ansioso em alguns casos, precisando de adestramento adequado.

 

Por ter um pelo mais longo, o setter irlandês necessita ser escovado a cada dois dias, em média, e algumas vezes é preciso aparar o excesso.
Ao escolher um filhote da raça, pesquise as origens de seus pais. É comum que cães deste tipo sofram de problemas como a displasia coxofemoral e atrofia progressiva da retina.

 

Foto: Chris Parfitt

Navege por outras raças de cachorros

Bom para apartamento

68% concordam x 32% discordam

Eu...