MENU

Anterior

Munchkin

Próxima

Próxima

British shorthair

Próxima

Sphynx

Reconhecido por: FIFé, CFA, TICA

País de Origem: União Europeia

Data de Origem: 1978

Porte: Médio

Peso: 2,5 - 7 kg

Tamanho do Pelo: Sem pelo

Tipo da Pelagem: Lisa

Expectativa de Vida: 8 a 14 anos

Cor: Todas as cores

Características da raça

Residência

Temperamento

Convivência

Cuidados básicos

Doenças comuns

Fotos de Sphynx

Envie sua foto pra gente

Mais sobre Sphynx

O Sphynx é um gato afetuoso que ama ficar na presença do dono.  Uma das suas características mais notáveis é a quase ausência de pelo no seu corpo, o que faz do sphynx um gato que exige cuidados especiais de seus donos.

 

Vindo do Canadá, mas com crenças de que já eram criados pelos astecas, o sphynx não é fruto de manipulações genéticas.  A sua ausência de pelo é devida a uma condição chamada de alopécia hereditária, um gene recessivo.

Origem

Ainda que alguns historiadores acreditem que gatos sem pelo já eram criados pelos astecas, a história que se conhece é que, em 1966, no Canadá, uma gata teve uma ninhada de gatos sem pelo. Após um tempo, deu à luz a mais uma ninhada igual, e seus filhotes foram chamados de “canadian naked”.

 

Mas o sphynx como é conhecido hoje nasceu em 1975, ao ser descoberto um gato pelado, pelos agricultores Milt e Ethelyn Pearson, em uma ninhada de gatos com pelo.  Vendido à criadora Kim Mueske, a raça foi desenvolvida e o nome escolhido devido à semelhança com esfinges do Egito.

Temperamento

O sphynx é um gato bem sociável e carinhoso. A raça se dá bem com outros animais, como cães, e tem uma carência maior, exigindo sempre carinho do dono ou de visitas.

 

Para o Sphynx, poucas coisas são tão gostosas quanto passar tempo recebendo o carinho das pessoas que ele mais ama.  Se você é o tipo de pessoa que gosta de ficar em casa assistindo filme no sofá, esse gato é para você.  Tão grande é a vontade dele interagir que ele curte até a companhia de outros animais.

 

Ele é um gato inteligente, que aprende comandos rápidos e que costuma obedecer seu dono.  Seu nível de atividade é baixo e o gato costuma ser, algumas vezes, um pouco preguiçoso, o que pede incentivo dos donos para a prática diária de exercícios físicos.

 

Extremamente curiosos e inteligentes, esses gatos gostam de explorar as diversas coisas na sua casa.  Eles curtem ficar em espaços mais altos, como uma prateleira ou o topo de um móvel.  Além de oferecer espaços altos e divertidos para o Sphynx explorar, é importante brincar com ele diariamente.  Aliás, a raça adora brincadeiras que os estimulam mentalmente e são conhecidos por gostar de brincar com brinquedos inteligentes.

Características físicas

O sphynx pode ter todas as colorações possíveis e não necessariamente vem em uma cor só. Seus olhos são grandes e há um espaçamento entre eles. A pelagem, ao ser tocada, lembra um veludo ou uma camurça, e é bem baixa, quase totalmente nua. De porte médio, a raça pode pesar entre 3 e 7 quilos, com expectativa de vida de 14 anos, em média.

 

Os gatos sphynx não são hipoalérgicos, ou seja, comprar um gato dessa raça não quer dizer que uma pessoa está livre de ter alergia, já que ela é causada pela descamação da pele e pela saliva do animal, e não pelos pelos.

Cuidados específicos

A quase ausência de pelos não quer dizer que os cuidados com o sphynx serão menores. A raça precisa de foco total na higiene, e o gato deve tomar banhos frequentes para reduzir os óleos que se encontram em sua pele e que podem marcar sofás e tapetes.  O ideal é usar lenços umedecidos para retirar a sujeira e a gordura, além de limpar as orelhas, que produzem mais cera que em outras raças.

 

Por não ter proteção dos pelos, o sphynx não pode ficar longos períodos exposto ao sol, pois pode sofrem com queimaduras de sol graves.

Foto: DSC_0384 por Leon Wilson / CC BY 2.0

 

Navege por outras raças de gatos

Bom para apartamento

68% concordam x 32% discordam

Eu...