MENU

Anterior

Savannah

Próxima

Próxima

Ragamuffin

Próxima

Toyger

Reconhecido por: TICA

País de Origem: Estados Unidos

Data de Origem: 1980

Porte: Médio

Peso: 3 a 7 kg

Tamanho do Pelo: Curto

Tipo da Pelagem: Macia

Expectativa de Vida: 10 a 15 anos

Cor: Tabby tigrado marrom

Características da raça

Residência

Temperamento

Convivência

Cuidados básicos

Doenças comuns

Fotos de Toyger

Envie sua foto pra gente

Mais sobre Toyger

O toyger, por muitos conhecido como “tigre de bolso” ou “tigre de brinquedo”, é o resultado entre a cruza de exemplares de pelo curto que acabou por criar uma aparência extremamente similar a de um tigre em miniatura por volta de 1980.  Embora a pelagem do gato é similar a de um tigre, a personalidade do toyger é mais adequada para um gato de apartamento ou casa.

Origem

No final dos anos 80, a criadora da raça toyger, Judy Sugden, estava criando diversos gatos com o intuito de destacar as marcas de tigre nesses gatos.  Logo, percebou que um dos seus gatos tinha duas marcas na sua cabeça que lembrava as marcas da cabeça de um tigre.

 

Inicialmente focando nessas marcas na cabeça dos gatos, a Judy logo procurou outras características que lembravam o tigre, como um corpo longo e cores fortes.  Em 1993, a raça foi registrada pela TICA e recebeu seu reconhecimento completo pela associação em 2007.

 

O nome toyger, que em inglês tem um pronunciação similar a palavra tigre, (em inglês, tiger) e vem da junção das palavras toy e tiger, dado que a raça lembra uma versão pequena do tigre. Judy relata que parte do motivo que criou a raça foi chamar atenção à conservação de tigres selvagens.

 

Pouco popular fora dos Estados Unidos, alguns criadores lutam pelo reconhecimento da raça em diferentes clubes julgadores, bem como pela sua disseminação pelo mundo. Com o passar dos anos, sua pelagem característica vem ganhando marcações ainda mais expressivas, algo que diferencia o toyger dos demais tabbies existentes. Algumas linhagens possuem bengals em sua genética.

Temperamento

Apesar de sua aparência exótica – que o faz lembrar um tigre selvagem – o toyger possui um temperamento dócil e brincalhão, comumente se dando bem com outros animais e pessoas estranhas. A raça é bastante ativa e gosta de estar sempre atrás de brinquedos. Adaptável, ele se dá bem na vida em apartamentos ou casas pequenas.

 

Por ser bastante inteligente, o toyger gosta de brincar e aprender novos truques.  Apesar de ter uma personalidade pouco parecida com a de um tigre, os toygers são similares em que gostam de passear e explorar novas coisas ao seu redor.  Por esse motivo, diversos donos optam por passear diariamente com o gato na coleira e guia.

Características Físicas

A raça toyger foi criada com o intuito de parecer um tigre e por isso tem diversas características físicas que lembram o corpo de um tigre.  As suas pernas, por exemplo, são mais curtas, fazendo com que o andar do toyger seja similar a um tigre andando em busca de um presa.  Seus dedos também são mais longos para assemelhar as patas de um tigre e o seu andar. Similar a um tigre, o corpo do toyger é bastante musculoso.

 

Os olhos de um toyger também reflete a luz.  Sendo assim, ver um toyger caminhando pelas plantas durante a noite lembra muito as cenas de um tigre andando pela floresta.

 

A pelagem do toyger é bastante densa, porém muito macia.  Por esse motivo, eles precisam ser escovados diariamente, algo que será prazeroso tanto para você quanto para o seu gato.

Cuidados

Normalmente saudáveis, os toygers podem conter problemas cardíacos genéticos, o que requer certo cuidado dos novos proprietários ao escolherem o criador ideal.

 

A tendência à obesidade também é uma preocupação real. Normalmente ativos, estes gatos quando não estimulados podem acabar tendo uma vida muito sedentária, o que pode acarretar diversos problemas para sua saúde.

Curiosidades sobre o Toyger

Por conta de parecer bastante com um tigre pequeno, o toyger é uma das raças de gatos mais caras do mundo.  Além de cara, a raça é difícil de encontrar dado que hoje existem menos de cem criadores, vários dos quais doam uma porcentagem do valor da venda para ONGs de conservação de tigres selvagens.

 

O toyger também tem mistura de bengal.  Interessantemente, a pessoa que criou a raça bengal era a mãe da Judy, criadora da raça toyger.

 

Foto: Toyger via Wikimedia Commons

Navege por outras raças de gatos

Mais sobre raças

Bom para apartamento

68% concordam x 32% discordam

Eu...