MENU

Anterior

Novo documentário foca em cães que viajam de moto

Próxima

Próxima

Fotos impressionantes de pets que destruíram o Natal

Próxima

10/12/2014 Comentários (0) Visualizações: 3578 Notícias, Vale A Pena Ver

Quanto mais formigas, menos ratos, sugere estudo

Um novo estudo revela que os insetos são muito importantes, principalmente quando o assunto é manter a cidade limpa.  A ideia por trás do estudo era medir a quantidade de comida que insetos como aranhas e formigas comem, tornando possível analisar o papel desses insetos para manter as cidades limpas.  Pesquisadores escolheram uma área da cidade de Manhattan (corredor Broadway/West St) para conduzir a pesquisa.

Formiga no fundo branco

A pesquisa é importante por que leva em consideração quem está limpando os restos de comida que derrubamos no chão, que caem dos sacos de lixo e assim por diante.  Os resultados revelaram que somente os insetos comem o equivalente de 60 mil cachorros quentes por ano nessa parte da cidade.

Quem come mais: os insetos ou as pombas e os roedores? 

Os pesquisadores jogaram cachorros quentes, bolachas e batatinhas no chão dos parques e das ruas medianas de Nova Iorque para conduzir a sua pesquisa.  Em um local, somente os insetos tinham acesso a essa comida, enquanto no outro pombas e ratos também podiam comer o que estava no chão.

Dessa forma, tornou-se possível analisar o quanto de comida os insetos comiam, comparado com os ratos e pombas.  Passado um dia de ter jogado a comida no chão, os pesquisadores mediram o quanto de comida havia sido consumida em cada local.

O resultado revelou que os artrópodes comiam três vezes mais nos locais medianos do que nos parques.  Isso por que ali a biodiversidade é menor e o asfalto deixa o ambiente mais quente, o que acelera o metabolismo dos insetos.  O estudo também mostrou que as formigas, ratos e pombas competem por comida.

De modo geral, de 1,5 a 2,5 vezes mais comida era consumida quando os roedores e pombas tinham acesso a essa alimentação.  Porém, quando a quantidade de comida que caia no chão era pequena, as formigas comiam toda a comida, não deixando sobra para os outros animais consumirem.

Considerando que ratos podem carregar doenças, é uma boa ideia deixar as formigas habitarem as cidades, dado que se elas comerem a comida, podem reduzir o acesso de ratos e pombas a essa alimentação.

É incrível como às vezes nem imaginamos o papel que animais tão pequenos, como insetos, têm em nossas vidas. Você geralmente vê uma formiga e mata? O que você achou dessa matéria?  Comente abaixo.

Foto: TN Ant 111710 por tracywoolery / CC BY-ND 2.0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *