MENU

Anterior

Esse dono filmou seus filhotes de golden retriever todos...

Próxima

Próxima

Criança aprende uma dura realidade sobre gatos

Próxima

15/07/2015 Comentários (0) Visualizações: 8504 Para Se Emocionar, Vale A Pena Ver

Ratos, baleias e você: descobertas incríveis mostram a compaixão de animais

Quem tem animal ou já conviveu com um animal sabe a quantidade de emoções complexas e amor que eles demonstram todos os dias.  Pesquisas científicas que analisaram o cérebro de cachorros confirmam que eles são capazes de sentir ciúmes, amor e até injustiça.

Rabo de uma baleia jubarte

Hoje, pesquisas se aprofundam ainda mais, revelando que não são só os animais que convivem com as pessoas que sentem essas emoções, mas também animais selvagens.  A maioria dos amantes de animais já sabia disso, mas mesmo assim, é sempre bom ter algumas provas cientificas :)

Por que ficar com tudo para você se você pode compartilhar?

Nesse artigo, falamos sobre como um cavalo que aprendeu a abrir a porta do estábulo onde morava.  Embora ele pudesse fugir sozinho todos os dias para fazer o que queria, ele utilizou a sua liberdade e inteligência para libertar também os outros cavalos do estábulo (assista o vídeo aqui).

Mesmo sem recompensa, às vezes vale a pena arriscar tudo para ajudar alguém que precisa de você

Se o exemplo acima não foi suficiente para te convencer de como os animais pensam, esse talvez faça a diferença.  Em um estudo laboratorial com dois ratos, cientistas descobriram que os ratos estavam dispostos a ajudar um ao outro, mesmo quando corriam o risco de perder uma recompensa incrível de chocolate.

Para conduzir o experimento, cientistas deixaram ratos juntos (em pares) durante duas semanas.  Após esse período, eles prenderam um rato em um tubo e deixaram o seu companheiro solto.  O que os cientistas descobriram é que os ratos soltos, sem nenhuma recompensa, faziam de tudo para libertar os ratos presos.  Na média, demorava uma semana para descobrir como abrir a jaula do rato preso, mas o rato solto não desistia.

Mesmo em casos em que o rato preso era liberado para outra jaula, o outro animal fazia o possível para libertá-lo. Ou seja, sabendo que ele iria ficar com o seu companheiro após libertá-lo, os ratos soltos optavam por ajudar os animais presos.

Quando tem recompensa, os animais preferem compartilhar do que ficar com tudo sozinho 

Depois de descobrir que os ratos estavam dispostos a libertar os seus amigos, os cientistas colocaram um tubo com um rato preso e um tubo com um pouco de chocolate (de acordo com os pesquisadores, ratos amam chocolate) para ver qual seria a reação dos animais.

Os resultados desse experimento mostraram que os ratos não demoravam mais tempo para libertar os seus companheiros, mesmo quando tinha outro tubo com chocolate.  Aliás, 51% das vezes que eles podiam compartilhar o chocolate com os seus amigos, eles compartilhavam.  Os pesquisadores fizeram a pesquisa com um tubo vazio e um tubo com chocolate e a maioria dos ratos comia todo o chocolate.  Porém, optavam por comer menos e compartilhar quando tinha um companheiro presente.

“Eles abrem as duas portas e compartilham o chocolate,” Decety diz à revista Time.  “Isso é maravilhoso.  Eles poderiam ter comido todo o chocolate, mas não fizeram isso.” Os pesquisadores esperavam que os ratos iriam ajudar os seus companheiros, mas se surpreenderam ao ver o quanto eles estavam dispostos a compartilhar.

Baleia mostra gratidão depois de ser libertada por pessoas 

No vídeo abaixo (a partir do minuto 6:20), uma baleia jubarte mostra gratidão para um grupo de pessoas que ajudaram libertá-la de redes de pescadores.  Nesse lindo ato de reconhecimento, a baleia pula da água mais de 40 vezes e faz um “show” para os seus novos amigos.

JPG assiantura 728x90

Como você pode ajudar os animais? 

Com isso, todos nós temos um papel para ajudar a melhorar a vida dos nossos pets e de todos os animais.  Com ações simples, você pode fazer uma grande diferença:

  1. Saiba de onde os seus produtos de consumo vieram e compre produtos sustentáveis
  2. Privilegie empresas que ajudam o meio ambiente e doam parte da sua renda para causa animal
  3. Recicle
  4. Adote animais
  5. Patrocine um animal/ONG e doe para uma causa que você acredite.

Foto: Whales por Greenland Travel / CC BY 2.0
JPG assiantura 728x90

loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>